top of page

Sobre o projeto

O projeto "Construir s@beres na Biblioteca Escolar" visa desenvolver, de forma articulada e sequencial, as literacias da informação, da leitura e da escrita, promovendo, através da utilização de ferramentas digitais, metodologias ativas e práticas pedagógicas mais apelativas para os alunos. Através da interação entre a BE e os docentes de 5.º ano, pretende-se concretizar a articulação curricular nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal e Apoio ao Estudo, partindo da pesquisa de temas estruturantes alicerçados nos curriculos.

Numa primeira fase, os alunos do 5.º ano, acompanhados por dois docentes da equipa da BE, desenvolvem o trabalho de pesquisa, sob a forma de uma “Caça ao Tesouro”, permitindo orientá-los no processo de procura da informação online.

Posteriormente, no segundo ano do projeto, passarão a fazer pesquisa livre de modo a desenvolverem estratégias de localização de informação com crescente autonomia. Numa segunda fase e, partindo do conhecimento prévio do tema pesquisado, vão aplicá-lo noutras situações de aprendizagem, mediante a produção de diferentes tipologias textuais e narrativas digitais com aproveitamento das ferramentas de escrita colaborativas, em oficinas de escrita. escrita.

Desenvolver estratégias de pesquisa online para obtenção de informação credível e mobilizar, de forma criteriosa, a informação digital recolhida em fontes diversas e fomentar o uso crítico e ético da informação e dos média.

Ações a desenvolver 

  • Definição do(s) tema de pesquisa para ser(em) desenvolvido(s) ao longo do ano e calendarização das atividades pelos docentes envolvidos e Biblioteca Escolar.

  • Criação, em articulação com os docentes, de guiões de apoio ao trabalho de pesquisa: indicações precisas sobre o tema e subtemas a pesquisar; estratégias concetuais e técnicas de pesquisa; recolha da informação selecionada.

  • Seleção de Websites e de documentos impressos de apoio ao tema da pesquisa.

  • Elaboração e realização de uma “Caça ao Tesouro”, no primeiro ano do projeto, com orientações da temática, contemplando e respeitando a estrutura deste tipo de atividade. 

  • Capacitação dos alunos para o uso correto dos tablets como ferramenta de acesso, produção e partilha da informação.

  • Realização de sessões com os alunos para treino e apropriação de técnicas de seleção e tratamento da informação.

  • Seleção de ferramentas digitais para apresentação dos trabalhos: cartaz, vídeo, áudio.

 

Melhorar as competências na área da leitura e da escrita através da mobilização do conhecimento para aplicação a novas situações de aprendizagem.
Ações a desenvolver 

  • Avalição das competências dos alunos na área da escrita em parceria com os docentes de Português antes e após o desenvolvimento do projeto.

  • Produção e divulgação de documentos de apoio à escrita no site da BE e outras plataformas.

  • Promoção de oficinas de escrita criativa, ancoradas nos temas de pesquisa, aplicando o conhecimento pré-construído, em diferentes géneros textuais: diários, cartas, entrevistas, narrativas digitais, texto de opinião, …

 

 

Partilhar conteúdos produzidos e dar visibilidade aos trabalhos realizados pelos alunos com recurso a ferramentas digitais.
Ações a desenvolver 

  • Realização de ações de formação de curta duração junto dos alunos para apresentação de ferramentas digitais e capacitar os alunos na criação de conteúdos apelativos e diversificados.

  • Apresentação aos alunos de ferramentas para desenvolver competências de escrita mais dinâmicas e colaborativas: Powtoon, Storybird, Padlet, Google Docs, ISSUU, Canva, entre outras.

  • Seleção por parte do aluno, de entre as ferramentas sugeridas, a que melhor se adapte à produção e apresentação do seu trabalho.

  • Ilustração dos trabalhos na disciplina de educação visual.

  • Criação de uma revista digital e impressa anual com a publicação dos trabalhos mais criativos, ilustrados pelos alunos do 8.º ano na disciplina de Artes e Tecnologias Digitais

Objetivo 1
Objetivo 2
Objetivo 3

Equipa Coordenadora: Ernestina Pinheiro, Conceição Esteves, Ana Mendes

bottom of page